BOP!

Victor E. Folquening escreve, você lê e diz alguma coisa

Minha foto
Nome:
Local: Curitiba, Paraná, Brazil

Grupo de gestores para soluções estratégicas nas Faculdades Integradas do Brasil

sábado, setembro 22, 2007

TRIBUNAL DO JÚRI DA INDÚSTRIA CULTURAL!
















Quantos perguntaram sobre quanta nota valia?
Para mim, ninguém.
E cerca de 300 pessoas participaram da primeira edição do Tribunal do Júri da Indústria Cultural na Unibrasil, no último dia 20.
Eu vinha produzindo o Tribunal, em outra instituição, por uns quatro anos. Mas, embora o resultado sempre tenha emocionado os envolvidos, não havia lá muita chance de repercussão.
Em alguns lugares, o "clima" providencia um tipo de competitividade que não é bem das mais saudáveis.
Mas na Unibrasil nós estamos conseguindo dar corpo para a verdadeira vocação do Tribunal: um experimento pedagógico. Sem dúvida, é porque muitos professores compraram o projeto com entusiasmo. Sem a organização do Alex Wolf, Felipe Harmata, Maura Martins e Rafael Schoenherr, a coisa toda ficaria longe do brilho que teve.
Não importa muito se a Indústria Cultural merece ou não ser reprovada pelos estudantes (aliás, manteve-se a escrita: se safou por 4 votos a 3). Importa a dimensão do problema que é aprender sobre assunto complexo, defender um ponto de vista para uma platéia de especialistas, dominar uma linguagem para a qual não vem sendo preparado, cobrir com toda a pressão e eventuais problemas técnicos que podem surgir...
E trabalhar em equipe.
Nesses dias, eu dei entrevistas para diversos meios de comunicação sobre o Tribunal, graças ao trabalho dos alunos de Assessoria de Imprensa, conduzidos pelo professor Guto Moliani. Ontem mesmo, a Folha de Londrina me ligou para perguntar do resultado. Entende? Eles estavam interessados no resultado do julgamento!
A assessoria do Ministério Público (equipe liderada pela Marina, do sexto período, em função dos promotores Cleverson, Eduardo e Robson, do segundo período) produziu um blog com notícias ao vivo, minuto a minuto: http://ascompromo.blogspot.com/
As turmas de webjornalismo, dirigidas pelo professor Hélio Marques, publicaram mais de 50 matérias durante as três horas do julgamento: http://jornal.unibrasil.com.br/ e http://jornal.unibrasil.com.br/cms/index.php
A equipe de rádio, comandada pelo Harmata, foi brilhante e muito organizada. Na madrugada após o evento, quando estávamos fechando a segunda edição do jornal Capital Tribunal, o Felipe recebeu mensagem de uma das alunas: "Você me devolveu a vontade de ser jornalista".
Melhor do que salário, convenhamos.
Isso sem falar na cobertura de TV, fanzines (com perfis hilariantes de todos, principalmente dos vencedores da defesa: Fábio, Israel e Vanessa) e até um desenhista, o Fernando, retratando os principais momentos do Tribunal em tempo real. A ré, Katy Mary Berbes, pode guardar todas as lembranças de sua absolvição.
Outra tradição se preserva: o Tribunal revela talentos. O mesmo que aconteceu com os esplêndidos Osny Tavares Jr, Renan Colombo e Estelita Carazzai, na época que eu produzia o evento no outro lado da cidade, se materializou com todos da promotoria e defesa, no 20 de setembro. Talvez a maior revelação tenha sido Fábio Mandrick. Cantor do Vox Unibrasil, trombonista e árbitro de futebol de salão, Fábio foi brilhante!
Eu só tenho que agradecer. Como diz a velha meta-propaganda, nada substitui o talento.

**
As fotos são do grande Adriano Carneiro, do 3o período de Jornalismo.

A primeira mostra o auditório mais concentrado do mundo.
Na segunda, Oswaldo Eustáquio Jr. é retirado do auditório pelos seguranças, a pedido do juiz. Gritava que a Indústria Cultural deveria ser condenada pois o aliena "desde a novela Roque Santeiro". (Oswaldo vai ser pai. Ele é o sortudo esposo da Sandra, que foi uma das melhores alunas que eu tive lá nos fundos da Ecoville).
A terceira foto mostra esse que vos fala numa entrevista ao aluno Guilherme.

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Onde está a Lálika?
Só consigo enxergar minha testa de polaca! hahaha

bjs

=D

22/9/07 23:01  
Anonymous Anônimo said...

Que ótimo ter notícias tão boas do Tribunal! Parabéns ao Victor e aos empenhados alunos do segundo período... A cobertura da web está muito boa! Hahaha! Não vejo a hora de ler o jornal sensacionalista! E a história do Roque Santeiro? Sensacional. Beijos!

22/9/07 23:27  
Anonymous Anônimo said...

Lálika! Você é aquela cuja boca está ocultada por um tufo de cabelo, na direção da porta? É o olhar inteligente - e não a testa - que a identifica.
Estelita! O juiz leu uma nota de repúdio antes do Tribunal. Era sobre texto genial da Lálika no Capital Tribunal: "Juiz admite influência da I. C." O pessoal do Ministério Público está articulando uma anulação do julgamento. Talvez tenhamos um outro na Semana de Comunicação!

23/9/07 11:05  
Anonymous Anônimo said...

Não Victor olha minha testa ali!
Ao lado do Leandro, de terno.
hahaha
é a testa que identifica sim!

Obaa outro tribunal? Massaaa!!
Bjs

=D

23/9/07 11:14  
Blogger Marina said...

Olá! Victor, obrigada pelo comentário lá no blog da assessoria. Agradeço em nome das minhas encantadoras colegas de equipe (Tathiane Mesquita, Patrícia Cretti, Jaqueline Suellen, Jackqueline Romão e Raquel Zardo).
Mas, ainda há muito que melhorar! O desejo é que no próximo evento, haja mais preparo! Foi tudo na loucura!
Abraços!

23/9/07 16:15  
Blogger Marina said...

essa foto do oswaldo está um espetáculo!

23/9/07 16:23  
Blogger Escritório de Gestão Integrada said...

Marina, vocês deram exemplo de profissionalismo. E juro que confiei nos meus alunos, pois na hora que as coisas começaram a dar errado, lá na cabine de som, ninguém perdeu a cabeça e todo mundo amputou os membros que não serviam e foi à luta. Não imagina meu orgulho.

24/9/07 00:07  
Anonymous Anônimo said...

Caro Victor, as fotos são do grande Adriano Carneiro e não Marcelo como você citou no post.

24/9/07 13:39  
Blogger Escritório de Gestão Integrada said...

Mr. Bones: desculpa! Foi um ato falho, típico da hora. Corrigi!
Abraço.
Victor

24/9/07 13:53  
Anonymous Anônimo said...

Obrigado por ter corrigido o nome prof.!!!

Fiquei sabendo do singelo "equívoco" ontem durante a aula, e pensei em lhe escrever ontem mesmo, mas a super rede wi-fi da nossa querida Unibrasil não estava assim "tão conectada ao mundo". But all is good now :-D

Abraços

25/9/07 08:46  
Blogger Unknown said...

Ei, cheguei aqui de para-quedas, pelo blog do Henrique Schaeffer. Parabéns pela iniciativa, bom encontrar espaços onde estas idéias rendem frutos. Agora estou na Facinter e no Centro Paralelo, tocando meus projetos também. Mais leve, na nossa antiga casa viver era pesado, como no livro do Kundera.
Sucesso em todas as iniciativas, professor, abraços.

25/9/07 11:37  
Blogger Escritório de Gestão Integrada said...

Olá, Daniel! Você descreveu bem: o insustentável é elemento fundamental para que a gente desenvolva bem aquilo para o qual somos pagos.
Aliás, tenho muito orgulho de ter sido seu professor. Tornou-se um professor melhor do que eu.
Passe lá na Unibrasil me visitar! Abraço,
Victor.

26/9/07 09:26  
Anonymous Anônimo said...

De novo, mais uma tentativa desesperada de reencontrar meu querido primo, que morava tão longe e agora tão perto, mas ainda longe... Ah! não sei, mas acho que vou mesmo ter que apelar para o quadro do Gugu, "sei lá o nome" que faz o reencontro de parentes que se perderam ou não nunca se viram!
Beijos e até um dia, né?
Prima caipira

15/3/08 20:31  

Postar um comentário

<< Home