BOP!

Victor E. Folquening escreve, você lê e diz alguma coisa

Minha foto
Nome:
Local: Curitiba, Paraná, Brazil

Grupo de gestores para soluções estratégicas nas Faculdades Integradas do Brasil

terça-feira, julho 03, 2007

SONNY ROLLINS AOS 77!







No dia 18 de setembro, Sonny Rollins gravará um disco ao vivo no Carnegie Hall. Será o aniversário de 50 anos de sua primeira aparição no famoso palco novaiorquino. Rollins, apelidado de Saxophone Colossus por causa dos 2 metros de altura e, por conseqüência, do esplêndido LP “homônimo” de 1956, terá, então, 77 anos.
77 anos!
Pianistas velhinhos na ativa são até freqüentes, mas saxofonistas! E não qualquer tipo de soprador. O som de Rollins é associado com robustez, agressividade, cascata de notas graves hipnotizando platéia e demais músicos que tiveram e têm o privilégio (e a pressão!) de tocar com ele.
Aos 70, 71, 76 anos, Rollins não é mais, naturalmente, o mesmo monstro impressionante dos anos 50, 60 e 70. É apenas o monstro impressionante.
Há tempo que venho ensaiando falar desses últimos discos maravilhosos de Rollins. Esperava um gancho, como esse concerto aí, em setembro, quando normalmente coisas esplêndidas acontecem.
Volte a essa palavra, “hipnotizante”. Não sei se tem a ver com você, mas é certo que vibra em mim. Nós desligamos, concentrados nas tarefas mundanas, enquanto o calipso Salvador preenche a sala, o carro, o escritório. Você precisa trabalhar e até se concentra, mas aquele ronco contínuo entra por suas orelhas – não é pelos ouvidos, não mesmo, é através da pele e a orelha vira uma antena que tem a propriedade de despertar seu cérebro – chamando sua atenção até que nada mais reste além do fôlego de Sonny Rollins.
Salvador é a primeira música de This is What I Do, de 2000, quando ainda quase podíamos chamar o Colosso de “sexagenário” como um adjetivo de espanto. O disco todo é uma delícia e essa qualidade me faz indicar o álbum como um dos melhores de toda a longa e festejada carreira de Rollins. Não é pouco, pois o melhor de Rollins frequentemente faz parte do melhor do jazz.
Veja que um adjetivo como “delícia” expõe uma poética. Não sou nem um pouco amigo da afetação – tanto que é difícil aceitar Toots Thieleman ou Bob McFerrin com seus tremeliques de “beleza” – mas entre a inclinação intelectual e a emocional, ainda fico com a segunda. Muita gente torceria o nariz para um lugar tão alto no pódio para This Is What I Do, pois não se enxerga nele um claro manifesto “conceitual”, como vimos no Saxophone Colossus ou em Freedom Suíte. Mas convenhamos que, aos 70, Sonny tornou-se resultado da própria música, produzindo uma espécie de meta-discurso preciso e audacioso. Se Colossus impõe uma nova forma de mudança nos acordes com Moritat e Blue Seven, por exemplo, This Is What I Do é o ápice da maturidade, da mistura do som e da vida extraodinária de seu compositor.
Nos anos 60, depois de ter abandonado os shows e as gravações por dois anos para tocar durante as madrugadas em uma ponte em Manhattan, Sonny voltou a aceitar o estúdio porque precisava de dinheiro para arrumar os dentes (e gravou o excelente The Bridge, com Jim Hall, que inclui a God Bless the Child definitiva).
Nos 70, consolidou sua independência da mídia (e do mundo, para dizer a verdade). Max Gordon, fundador do clube Village Vanguard, diz que viu Sonny abandonar um solo no meio da apresentação e ir embora, pela porta da frente, porque se arrependera de contratar determinado trompetista. De receber para tocar e não aparecer e, para compensar, tocar por cinco horas seguidas e nunca voltar para pegar o cachê.
Daí o lastro histórico o acompanha: em setembro de 2001, quatro dias depois do aniversário de 71 anos, ouviu um estrondo e assistiu da janela de seu apartamento o colapso do World Trade Center e, ainda assim, viajou para o show que se tornou um disco esplêndido (Without a Song: the 09/11 Concert).
No ano passado, um novo disco com a base dos últimos dois: o sobrinho Clifford Anderson continua com solos irrepreensíveis no trombone, o pianista Stephen Scott foi substituído pelo guitarrista Bobby Brom, Bob Cranshaw mantém-se como fiel escudeiro no baixo elétrico e Joe Corselo faz o papel que cabia ao baterista Perry Wilson ou a Jack DeJohnette.
A música de Sonny, Please é sublime, também representada num calipso, desta vez mais soflty, que é Park Palace Parade. Uma obra que estréia a própria gravadora do plenamente septuagenário, quase octagenário Sonny Rollins.
Meu sortudo amigo Maycon Henneberg estará em férias, na Maçã, justamente durante a semana do Carnegie Hall. Se conseguir entrar no concerto, viverá um setembro intenso como aquele de 2001, que Rollins viu assustado pela janela. Mas o som colossal será, dessa vez, de beleza indiscutível.

Meus favoritos do Sonny:
Saxofone Colossus (Original Jazz Classics, 1956)
Tour de Force (Prestige, 1956)
A Night at the Village Vanguard (Blue Note, 1957)
Newk’s Time (Blue Note, 1957)
The Bridge (RCA, 1962)
Alfie (1966)
East Broadway Rundown (Impulse, 1966)
Global Warming (Milestone, 1998)
This is What I Do (Milestone, 2000)
Without a Song (Milestone, 2001 – mas lançado só em 2005)
Sonny, Please (Doxy, 2006).
E, claro, as gravações com o quinteto de Clifford Brown-Max Roach, para muitos o melhor grupo de jazz de todos os tempos.

Marcadores:

8 Comments:

Blogger Thiago said...

Caro Victor,
parabéns pela primazia no texto que, diga-se de passagem, é um prato cheio para os que são aspirantes a amantes do Jazz.
Genial quando Sonny abandona os shows e as gravações para tocar de madrugada em uma ponte de Manhattan.
E ainda mais sensacional é ter de retornar aos estúdios porque precisava de dinheiro para arrumar os dentes...Isto é o que eu chamaria de “Espírito Jazzístico”.

Abraço.

4/7/07 14:30  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Thiago. Ele é cheio de histórias. Nos últimos 20 anos se dedica à causa ecológica, tanto que chamou Global Warming de seu "Freedom Suite" do novo século.
Mas eu não consigo acessar seu blog: passa o endereço? Abraço.

5/7/07 00:41  
Blogger Thiago said...

Talvez porque eu ainda não tenha um...
Quando resolver este problema, te passo o endereço.

5/7/07 14:50  
Anonymous Anônimo said...

Eu adoro velhinhos, voce sabe! Mas, essa historia de monstro... bem brega, ne?
A musica entra pelos poros da pele? Ai, meu deus! Cheap!
Mas o lance das antenas eu gostei! Muito engracado!

7/7/07 12:20  
Blogger Diôdio Do Moinho said...

Depois me empenho pra ler tudo isso =P

8/7/07 12:50  
Anonymous Anônimo said...

Thiago! Toda vez que vejo um nome em azul no meu blog, penso que há um endereço! Resolva isso, então!
Priscilla: o "monstro" eu ainda defendo, mas você tem razão em relação aos "poros": bregérrimo. Mas agora vou deixar assim. É brega, eu sou brega. Deve ser isso.
Giogio: foi bom te encontrar. Espero que mantenha o espírito undeground!

9/7/07 11:03  
Blogger Escritório de Gestão Integrada said...

Não resisti e tirei os "poros"!

9/7/07 11:59  
Anonymous Anônimo said...

É Victor, ler seus texto é muito bom, mais quando o assunto é música (Jazz) o prazer da leitura é triplicado! Vou aproveitar o espaço para te dizer que a canção "pra impressionar você" que interpretei no I Festival de Canções Inéditas da Unemat "Cantando a Nossa Diversidade Cultural", tem um de seus versos "cantar a noite inteira canções anos 80", inspirados no seu texto "SEM LIMONADA SUÍÇA NO ALTO ARAGUAIA!"
Obrigado pela inspiração!!!
Tou esperando o meu livro e minhas músicas!!!!
Abraço!!!
Isaac Fernandes

24/9/07 11:44  

Postar um comentário

<< Home