BOP!

Victor E. Folquening escreve, você lê e diz alguma coisa

Minha foto
Nome:
Local: Curitiba, Paraná, Brazil

Grupo de gestores para soluções estratégicas nas Faculdades Integradas do Brasil

quarta-feira, janeiro 23, 2008

O MUNDO ASSOMBRADO PELOS FAST FOODS!


Graças ao Lucas Rufino, finalmente adquiri A Melancolia dos Fast Foods. Vou procurar meu conto infantil e publicar aqui, para rirem de mim.
Aproveito para recomendar um velho clássico da crítica à pseudociência: O Mundo Assombrado pelos Demônios, do Carl Sagan (Companhia das Letras). Nele, por exemplo, você descobre que "num levantamento de 2700 membros da Associação Psicológica Americana, 12% responderam que tinham tratado casos de abuso de rituais satânicos (enquanto 30% mencionaram casos de abusos cometidos em nome da religião)" (publicado originalmente em 1995 e minha edição é de 2006, p. 185). Ou seja, pelo menos a partir dessa mostra, Deus ou Cristo ou outro nome divino inspira mais abuso sexual do que o próprio Chifrudo.
Outra coletânea preciosa é do Richard Dawkins, o mesmo que ganhou manchetes com o ótimo Deus, um Delírio. Trata-se de O Capelão do Diabo, série de artigos e resenhas em que desmonta pseudocientificismos que vão de mediunidade à rebuscada produção pós-moderna dos franceses. Os dois são da Companhia das Letras.
Concluí a leitura do Dennett (Quebrando o Encanto: a religião como fenômeno natural, Editora Globo): fundamental para quem ainda acha que religião (futebol e política!) é indiscutível. A comparação, no início do livro, é brilhante. Há um parasita chamado Toxoplasma gondii que ataca o cérebro do rato. O roedor fica desinibido, valente e enfrenta o gato. Sabe por quê? Porque o parasita só consegue se reproduzir no organismo do felino. Pense em como as religiões organizadas são formadas e como "contaminam" milhões de pessoas sem nunca, em nenhum momento da história da humanidade, produzirem uma única prova consistente de seus milagres. Para muitos, há uma necessidade "espiritual" e "inexplicável" de Deus, o que motivaria os crentes a aceitar que alguém nasceu de uma virgem e que um barbudo escolheu alguns bichos para colocar em um navio. Enfim, ninguém vê o Toxoplasma gondii a olhos nus. Será que o rato pensa que é Daniel e teve uma "revelação" na cova dos gatinhos? (essa comparação é minha, não culpem o filósofo!)
Maravilhoso, não é?