BOP!

Victor E. Folquening escreve, você lê e diz alguma coisa

Minha foto
Nome:
Local: Curitiba, Paraná, Brazil

Grupo de gestores para soluções estratégicas nas Faculdades Integradas do Brasil

sexta-feira, dezembro 28, 2007

FRASES DE NATAL!


"A religião é um insulto à dignidade humana. Com ou sem ela, teríamos gente boa fazendo coisas boas e gente ruim fazendo coisas ruins. Mas, para que gente boa faça coisas ruins, é preciso a religião" (Steven Weinberg, prêmio Nobel de Física).

"Os homens nunca fazem o mal tão plenamente e com tanto entusiasmo como quando o fazem por convicção religiosa" (Blaise Pascal).

"Consciência é aquela voz interior que lhe avisa que alguém pode estar olhando" (Mencken).
"Se Jesus tivesse sido morto há vinte anos, as crianças católicas estariam usando cadeirinhas elétricas no pescoço ao invés de cruzes" (Lenny Bruce).
"A Bíblia é um guia da moralidade entre membros do mesmo grupo, contendo instruções para o genocídio, para a escravidão de forasteiros e para a dominação do mundo. Mas a Bíblia não é malévola devido a seus objetivos ou à glorificação do assassinato, da crueldade e do estupro. Muitas obras antigas fazem a mesma coisa - a Ilíada, as sagas islandesas, as lendas dos sírios da Antiguidade ou as inscrições dos maias, por exemplo. Mas ninguém sai por aí vendendo a Ilíada como base da moralidade. Aí é que está o problema. A Bíblia é vendida, e comprada, como um guia para orientar a vida das pessoas. E é de longe, o maior best-seller de todos os tempos" (John Hartung).

Ah, a hospitalidade cristã:

"Não, irmãos meus, não façais semelhante mal; já que o homem está em minha casa, não façais tal loucura. Minha filha virgem e a concubina dele trarei para fora; humilhai-as e fazei delas o que melhor vos agrade; porém a este homem não façais semelhante loucura" (Juízes 19, 23-24).
É uma inspiradora história cristã sobre um anfitrião preocupado com o homem de Deus que acolhia na sua casa, em Jebus. A vizinhança queria o convidado "para que dele abusemos", só que, respeitando Javé, o Deus do Velho Testamento, o jebuseu ofereceu as meninas como consolo. A multidão estuprou a concubina a noite toda e, de manhã, a entregou morta na porta.
"E eles a forçaram e abusaram dela toda a noite até pela manhã; e, subindo a alva, a deixaram. Ao romper da manhã, vindo a mulher, caiu à porta da casa do homem, onde estava o seu senhor, e ali ficou até que o dia se fez claro" (Juízes 19, 25-26).
kkkkkkk
A imagem acima mostra ex-votos depositados em igrejas do sudeste e nordeste brasileiros. Ex-voto é um objeto que simula uma parte do corpo abatida por doença, esculpido geralmente em madeira por um cristão agradecido por determinada graça. No caso da foto, supomos que câncer de mama, caroços variados, falta de leite seriam as motivações das imagens. Um ótimo lugar aqui mesmo no Paraná para ver milhares de ex-votos é o Santuário de Bom Jesus da Cana Verde, em Siqueira Campos. A festa tradicional é em agosto, uma oportunidade de testemunhar fiéis oferecendo a réplica de madeira à capela - e, quem sabe, conversar com eles.
Em tempo, o quadro na postagem abaixo, de 1786, é de José Joaquim da Rocha, tido como o pai da "Escola Baiana de Pintura".

6 Comments:

Blogger Andressa Berkenbrock said...

Victor, não fale mal da religião, porque "Sou um Deus ciumento, que puno a iniqüidade dos pais sobre os filhos até a terceira e a quarta geração dos que me odeiam" (Êxodos 20-5).

Sugiro outras leituras interessantes:
- Autorização para a escravidão (Leviticus 25:44-46)
- Ordem à perseguição religiosa (Deuteronomio 13:12-16)
- Autorização ao canibalismo - que o Heitor não leia isso (Jeremias 19:9)
- Punição contra os homossexuais (Levíticos 13:6-10)
- E a minha favorita, punição por não ser virgem no dia do casamento (Deuteronomio 22:20-21)

Beijos

28/12/07 20:34  
Anonymous Anônimo said...

Vamos junto para o inferno....

7/1/08 15:05  
Anonymous Anônimo said...

Concordo plenamente!

Não te conheço... achei seu blog por acaso! e gostei!

Religião é um mal que causa guerra!

E ao "demo" ai? é "Vamos juntoS"... ehhh plural!

abraços!

7/1/08 15:07  
Anonymous Anônimo said...

Concordo plenamente!

Não te conheço... achei seu blog por acaso! e gostei!

Religião é um mal que causa guerra!

E ao "demo" ai? é "Vamos juntoS"... ehhh plural!

abraços!

7/1/08 15:07  
Blogger Vitor Menezes said...

Achei teu blog no link que vc colocou em mensagem na lista do FNPJ. Gostei e voltarei sempre. Abraços.

9/1/08 13:50  
Blogger Escritório de Gestão Integrada said...

Olá, Andressa! Super útil, obrigado.
Demo, Bianca e Vítor: obrigado pela leitura. Acabei de reler o que escrevi e senti um ar meio agressivo demais. Acho que a religião deve ser criticada sem esses pudores que a protegem de um olhar verdadeiramente crítico. Mas, obviamente, não quero soar desrespeitoso com as pessoas que curtem. Só é preciso deixar claro, eu imagino, que uma posição acriticamente dogmática é ruim para todo mundo - inclusive para os próprios religiosos.
Abraços,
Victor

9/1/08 14:05  

Postar um comentário

<< Home