BOP!

Victor E. Folquening escreve, você lê e diz alguma coisa

Minha foto
Nome:
Local: Curitiba, Paraná, Brazil

Grupo de gestores para soluções estratégicas nas Faculdades Integradas do Brasil

segunda-feira, janeiro 14, 2008

NERD!














Eu sei. Quase todo mundo implica com nerds. E eu sou um de vocês. Já tive muitos alunos e amigos nerds, até do tipo que se veste de Luke Skywalker para ver a estréia de Star Wars ou compra dois exemplares de gibi para manter um guardado no plástico.
As categorias de “nerd” tendem ao infinito e eu tenho medo particular daqueles que adoram “rock progressivo sinfônico” (têm camiseta do Dream Teather e discutem se o Rush dos anos 70 é melhor que o dos anos 80). Pior ainda: há os que acompanham lançamentos de games. “Olha, saiu o Word of War Craft XXIII”.
Esses mesmos acham que, entre os três grandes gênios da humanidade, um é Allan Moore. Já sabem o nome do primeiro filho, quando casarem com as garotas emo que encontraram no show do Vandula: Aragon.
Mas um rápido episódio na locadora, esses dias, me deixou assustado.
Porque eu também sou meio nerd.
E antes que você pensasse “só você não tinha percebido”, eu já vislumbrava que quase todo mundo tem umas gotas de nerd em si. Até o Benett, que se esforça para ser junkie: ele coleciona Seinfield e tem pôsteres do Woody Allen por todo o apartamento. A coleção completa de Simpsons! Possui conta no orkut! (há coisa mais nerd que essas comunidades de orkut? “Fãs do Kramer”. Deus meu!).
Afinal: nerds e junkies são duas formas de vida semelhantes. Aposto que há comunidades virtuais com o título “eu quero ser Jack Kerouack”.
Não podemos esquecer dos nerds depressivos e satânicos. O Marcos Valle, meu amigo lá da Unibrasil, descreveu o suicídio de um colega que era adepto do “Death Metal”. Na página do orkut do infeliz, dezenas de parceiros comemoravam a ida do piá para “o reino de Satã”. Puá!
O episódio que me sugeriu esse post foi o seguinte.
Fui a uma locadora nerd ali na Praça do Japão. Ótima, com filmes importados e tal. E quem trabalha lá? O Jaime, amigo do Irinêo, notáveis nerds de Ponta Grossa (aliás, procurar emprego em locadora de filmes é o sonho dos nerds adolescentes – embora essa não seja a faixa etária do caso).
O Irinêo, por sinal, labuta no Caderno G e fez um projeto de conclusão de curso (com o Benett, lá na UEPG) sobre nouvelle vague. Nerdworking e nerdresearch.
Perguntei sobre Battlestar Galactika para o Jaime. Não tinha, mas, em poucos segundos, como o veneno inclemente da mamba negra que ataca o sistema nervoso, conversávamos, empolgados, sobre as melhores séries de ficção científica da tv. Eu queria parar, mas algo incontrolável dominava minha mente. “Eu não gosto do Pickard”, o Jaime dizia. A luz vermelha acendeu e pensei que deveria fugir. “Cale-se! Vá embora daqui”, insistia para mim mesmo. Mas a voz veio evoluindo da minha garganta feito o sangue do elevador em O Iluminado. No ínterim, eu vi o Marden Machado rindo da janela de seu imaculado apartamento em que todos os gibis e filmes são catalogados e os filhos usam cabelo comprido à moda dos anos 80. “As pessoas falam mal”, eu comecei, “Mas eu gostei bastante da série Enterprise...”
Eu estava perdido. Fui seduzido pelo Antigo Espírito Nerd do Mal, que transformou minha forma mundana em um trekkie.
A Priscilla me salvou – mas fomos para casa assistir House, que eu adoro.
E isso nem é o pior.
Meu primeiro emprego foi numa locadora!
Meu e do Benett, aliás.
(confesse: você não queria um cartaz de recompensa pelo Mestre do Kung Fu? E Robinson Crusoe em Marte? O Ataque do Povo Boneco? Godzilla contra a Coisa?)

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Cara, dia desses eu tava em PG e encontro quem? O Rei dos Nerds! O Imperador dos bundinhas! O Máximo Múltiplo dos cdfs! VALDENEI MENON!!!!
O próprio, em pessoa. Carne, osso e óculos fundo de garrafa. Em 10 segundos ele me presenteou com uma cena inesquecível: atravessou a rua correndo, antes que o sinal abrisse para os carros, com aquele clássico estilo "recruta Zero", em que os joelhos quase batem no queixo e os cotovelos vão acima da orelha. Um gênio, sem dúvida um gênio! Falar em Woody Allen, tô com uma saudade de ver Hannah e suas irmãs...

15/1/08 04:19  
Anonymous Anônimo said...

Benett,
Should I bring my sisters?

15/1/08 08:36  
Blogger Escritório de Gestão Integrada said...

Rá, então ele existe mesmo? Pensei que era uma fantasia... escute, eu estou com Hannah e suas irmãs? Ou, pelo menos, com a Hannah?

18/1/08 12:59  

Postar um comentário

<< Home