BOP!

Victor E. Folquening escreve, você lê e diz alguma coisa

Minha foto
Nome:
Local: Curitiba, Paraná, Brazil

Grupo de gestores para soluções estratégicas nas Faculdades Integradas do Brasil

segunda-feira, outubro 30, 2006

CLONE ECOLÓGICO!

Durante a campanha eleitoral, o exótico presidente do PFL Jorge Bornahausen saiu dizendo que as eleições iriam extinguir o Partido dos Trabalhadores.
O PT cresceu em todas as instâncias, fez cinco governos estaduais e tomou pelo menos dois milhões e meio de votos que foram depositados diretamente para Alckmin no primeiro turno.
Melhor: Lula ganhou no Distrito Federal, único e inexpressivo estado onde o PFL fez governador.
Quem está se extinguindo?
Agora dá para entender porque o PSDB está tão empenhado em se tornar cópia do PFL. Sendo o tucano uma ave frequentemente arriscada a desaparecer, o partido do também exótico Arthur Virgílio sente uma empatia preservacionista pela última sigla de ascendência 100% golpe militar.
XX
A polícia federal prendeu ontem, em Rondônia, um infeliz que usava o adesivo dos "quatro dedos" de Lula no carro. Ele pode pegar 8 meses de prisão.
Se a lei fosse cumprida aqui no Paraná, o trânsito seria bem mais seguro.
bb
André Vargas dizia ontem que foi o PT que deu a margem mínima para Requião se reeleger.
Reinhold Stephanes reclamava que o apoio explícito de Requião a Lula é que atrapalhou a reeleição.
Parece que o peemedebista pinta o quadro mais provável.
Paraná e Santa Catarina devem ser os estados mais reacionários da federação.
Aqui ainda reina uma sensação de que o Sul é outro país. Parte da elite decadentista de Curitiba, essa cujos maiores eventos políticos são festa de debutante e missa na Igreja Santa Terezinha, chegou a simpatizar com idéias separatistas e vez ou outra, numa festinha à beira da piscina nos balneários "exclusivos" do Paraná e SC, proclama, entre um queijinho e uma caipirinha, que o Sul "sustenta" os "vagabundos" do resto do Brasil.
À noite, de volta ao seu apartamento no Batel, que era chique nos anos 80, passa pela cozinha com ladrilhos branco-encardidos, brilhantes como uma estrela morta, junta sua coleção de artigos edificantes publicados na Gazeta do Povo, olha para o retrato do ancestral que livrou o Paraná de algumas centenas de índios e grilhou uns bons quilômetros de terra em nome do progresso, pensa que o filho será um brilhante advogado agora que, graças ao incentivo de um carro mais ou menos na moda, passou no vestibular cuja concorrência era cinco vagas por candidato, balbucia alguns palavrões sobre a burrice de quem vota naquele bandido ignorante do Lula, coça o saco escrotal e, imediatamente, ao perceber o antiquado abridor de cartas perto de um rosário de prata, enrolado no porta-retrato da filha adolescente, lembra da gonorréia que infernizou sua vida por uns seis meses da juventude.
Tenta esticar o corpo, desatar os nós dos nervos, feridos com a dupla derrota nas urnas. Quer mostrar que sobreviveu. Ergue os braços, coloca as duas mãos, dedos entrelaçados, na nuca, e finge para si e para os fantasmas de sua mansão de tacos soltos que ainda está no combate. Olha o retrato da filha, sente que não se acostuma com essa lâmpada de luz pálida e amarelada de 60 volts, enfia a mão por dentro da calça e conclui: "Cristo, como essa merda coçava!"

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Perfeito, brilhante!!! Nunca vi nada tão real na descrição da falida aristocracia de Curitiba, essa cidadezinha de merda.
"sua coleção de artigos edificantes publicados na Gazeta do Povo"... só por essa frase já vale todo o texto. Victor vc é um insano... é dos meus!

30/10/06 11:12  
Blogger Marco Aurélio said...

Victor

No seu primeiro discurso, depois da vitória, Lula disse que o Brasil mandou um recado para os companheiros da legenda da qual ele foi fundador. "Não temos o direito ético, moral e político de cometer erros daqui para frente. Não temos o direito". Será que está sendo sincero?

Um abraço

Marco Aurélio

30/10/06 11:40  
Blogger Escritório de Gestão Integrada said...

Caro Marco Aurélio: se não for por esse elemento tão jogado ao senso comum - a "ética" -, o PT vai precisar cumprir a meta por sobrevivência. Hoje, as grandes narrativas políticas se confundem, infelizmente. Sobra cumprir superfície moral.
Abraço!

30/10/06 11:45  
Anonymous Anônimo said...

Margot: não dá para dizer que esse retrato cobre toda a classe alta curitibana. O apartamento do prefeito Beto Richa no Lumière dificilmente terá tacos soltos.

30/10/06 12:43  
Anonymous Anônimo said...

Não, não. O Beto Richa está no auge de sua carreira política. Os tacos começam a soltar só no ano que vem!
Gostei bastante do meio para o final. Aquela primeira parte é chata, né? =) lvu

30/10/06 14:47  
Blogger Jean-Philip said...

Putz, publica esse perfil no verbete "classe média curitibana" do Wikipedia. Faltou um detalhe nessa casa de elite curitibana: tv a cabo ilegal.

30/10/06 23:41  
Anonymous Anônimo said...

Hahahahaha!!!!!! o cara ai eh meu pai!!!! hahahahahahaha!!!!

31/10/06 01:08  
Anonymous Anônimo said...

Jean: faltou os prédios que utilizam de mini-pastilhas no acabamento também.

11/11/06 00:43  
Blogger Jean-Philip said...

Oi Thiago! Acho que falta também um nome tipo "Rio Hudson" ou "Rio Reno" pra esse prédio.

12/11/06 00:45  
Anonymous Anônimo said...

...ou alguma coisa terminando em "ville".

12/11/06 22:59  

Postar um comentário

<< Home