BOP!

Victor E. Folquening escreve, você lê e diz alguma coisa

Minha foto
Nome:
Local: Curitiba, Paraná, Brazil

Grupo de gestores para soluções estratégicas nas Faculdades Integradas do Brasil

quarta-feira, setembro 20, 2006

Jornalismo na UniBrasil e curtas da pós em Documentários!

Desde que mudei meu endereço de blog, não postei mais comentários sobre filmes, espetáculos, música, livros, etc. e deixei fluir minha incompetência literária.
Mas hoje tenho duas novidades para compartilhar.
A primeira é que desde segunda-feira sou oficialmente o coordenador de Jornalismo da UniBrasil. Na semana passada já havia conversado com alguns representantes de turma e professores para me ambientar - confesso ter aprendido coisas para as quais suspeitava ser completamente incapaz (como usar o banheiro, comer com talheres ou falar a palavra cocrante...).
De qualquer modo, se você descobriu que não nasceu para a faculdade de Administração que está cursando ou que Pompoarismo ou Estudos Bíblicos ou Receitas Caseiras ou MBA em Senso Comum não foram escolhas adequadas ao seu perfil, se você está cansado de ouvir conversa pseudo-sensível sobre assuntos que certos ministrantes conhecem só pela televisão ... vá me visitar lá no campus da UniBrasil e eu tento provar que Jornalismo, assim como a Mona Lisa ou o Mickey Mouse ou o Coliseu, is the top.
Meu email lá é um clássico: jornalismo@unibrasil.com.br
bm,
A outra notícia é minha alegria com os primeiros trabalhos apresentados por meus alunos da pós em Direção de Documentários Cinematográficos nas Faculdades Curitiba.
Na condição de coordenador, mas sobretudo de professor de Linguagem Cinematográfica, não consegui esconder, no último sábado, minha satisfação com a postura profissional das sete equipes que entregaram mini-documentários biográficos inteiramente baseados em imagens fixas.
O professor José Nachreiner Júnior, "sócio" na empreitada e meu chefe no curso de Publicidade na Curitiba, é até mais efusivo - especialmente em relação a um dos trabalhos mais originais, "Tributo a $ebastiana", dirigido por Carol Coelho, Heidi Peters e Camilla Zani. O filme tem a qualidade de ter um tema complicado - o imposto e seu impacto na economia - adequado a uma linguagem puramente cinematográfica. Vale elogiar o título-trocadilho sugerido pelo Dary Júnior, aquele mesmo astro do rock-pinhão.
Dary (o Morrissey do Terminal Guadalupe), aliás, integra a equipe que produziu "Viver é Prejudicial à Saúde", um doc que registra a última entrevista de Jamil Snege, outro trabalho que lida com limitações desafiantes. Se "Tributo" precisava explicar, em cinco minutos, o desastre que é o atraso da Reforma Tributária, usando, para piorar, uma única personagem, "Viver..." precisou compensar um áudio incompreensível, guardado por anos em fita cassete. Da minha perspectiva, Rafael Trindade, James Alberti, Estevan Silveira, Marlene Silveira, Bruno Rack e o Herbert Vianna das Araucárias fizeram o possível e, por isso, sou grato pelo esforço.
Outra dificuldade, pra mim especialmente grave, foi tornar interessante mais uma pauta sobre velhinhos no asilo. Quando o Dudu Klisiewicz (o Humberto Gessinger da Gazeta) e a Josiane da Cruz (a Cindy Sherman do Rebouças) contaram do que se tratava o projeto, comecei a sofrer por antecipação: ainda mais que a Josiane, fotógrafa muito talentosa, tem aquela predileção suspeita por preto e branco. Mas "Cajema" foi muito bem realizado em vários aspectos, principalmente porque fugiu do sentimentalismo tão comum nesse tipo de tema.
No próximo post vou comentar os outros trabalhos (como hoje, sem nenhuma ordem de importância - apenas de "gancho"), que em breve estaremos oferecendo via net para os curiosos e cinéfilos.

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Oi Victor!
Fiquei muito feliz ao ler essa notícia de você ser o coordenador de jornalismo da Unibrasil. Que bacana! Desejo boa sorte pra você (se é que sorte existe)porque competência você já tem!
Abraços

20/9/06 15:47  
Anonymous Anônimo said...

Victor meus parabéns!
Pra ser bem clichê! Boa sorte nos novos desafios que você vai enfrentar na sua carreira, etc, etc, etc e tal.
aagora ficou mais difícil de te achar em casa pra devolver seus discos e livros, não é mesmo!
Boa Sorte.
braço

21/9/06 17:37  
Anonymous Anônimo said...

Victor, que falta você faz no unicenp....QUE FALTA...

21/9/06 17:48  
Blogger Escritório de Gestão Integrada said...

Felipe, Cassiano e querido ou querida Anonnymous:
muito obrigado. Eu estou muito animado, embora meus minutos de vadiagem tenham se extinguido. Vejam só, comecei a trabalhar às seis da manhã e acabo de chegar em casa! Ah, de volta à velha forma!

21/9/06 22:41  
Anonymous Anônimo said...

Oiee Victor !
Fiquei muitooo feliz com a notícia ! Tomara que dê tudo certo nessa nova etapa da sua vida ! Muito sucesso!! Bjs e se cuida !

22/9/06 17:40  
Anonymous Anônimo said...

Meu único objetivo ao entrar aqui era cobrar meu super dvd para poder assistir Herbie Hancock deitada na cama já que, por incompentencia de terceiros, como sempre, não consegui o ingresso para a show. Ai, ai.
Mas fiquei tão contente com a notícia que até vou assistir, mais uma vez, o remake de "A feiticeira".

Au revoir!

22/9/06 23:51  
Anonymous Anônimo said...

poxa victor, fiquei muito feliz ao saber que se tornou o novo coordenador de jornalismo, meus parabéns cara, acho que você merece mesmo.

25/9/06 09:42  
Anonymous Anônimo said...

hey, victor, aqui é seu amigo cineasta das terras bárbaras do norte. em breve, terei um filminho em 35mm pra te mostrar.
keep in touch!
abs,
r.

27/9/06 03:51  
Blogger Escritório de Gestão Integrada said...

Breda, camarada! Muito obrigado. Vá lá me visitar na próxima semana. A gente toma um café e dá umas risadas.
Rodrigo! A sua carteira do James está vencida? Se ainda valer, quando estiver em Ctba dando autógrafos lá no pub brit pop, venha dar umas risadas aqui em casa. Quando verei a obra-prima do avant-garde paranaense?

27/9/06 21:04  
Blogger Alina said...

Tirintim $$$!
Eba!

29/9/06 01:04  
Blogger Alina said...

Conheci o Leonardo hoje.

"Ele falou de uma loira de cabelo comprido e uma morena de cabelo curtinho".

Eita, nóis.

29/9/06 01:06  

Postar um comentário

<< Home