BOP!

Victor E. Folquening escreve, você lê e diz alguma coisa

Minha foto
Nome:
Local: Curitiba, Paraná, Brazil

Grupo de gestores para soluções estratégicas nas Faculdades Integradas do Brasil

segunda-feira, outubro 02, 2006

SAPO BARBUDO!

Ok, ninguém está pulando de felicidade com o governo. Queríamos algo mais radical do que o oferecido.
Também não dá para esconder a tristeza com as artimanhas explicitadas pela mídia.
Mas não vamos ser ingênuos.
Geralmente, quem não gosta do Lula é por outro tipo de motivo, bem menos nobre do que o "repúdio à corrupção", embora ninguém tenha dado o presidente como corrupto até agora.
É por preconceito racial e econômico e por ignorância histórica.
A empatia dos estados do Norte e Nordeste mostram para quem o Sapo está governando.
E foi por isso que votei nele e é por isso que vou votar novamente.
Lula é parecido com os brasileiros. Um presidente deve representar a nação. Não votamos em professor ou administrador picareta de multi-nacional.
Nos estados do Sul, especialmente nas capitais, o ódio ao Luís Inácio é estético, não é de fundo ético.
Ele não fala como os pilantras de cabelo lambido e terno importado que inauguram estações-tubo como se fossem usinas termo-elétricas. Ele desliza no português. Prefere ficar bêbado com pinga do que com uísque. Gosta de mulher e de futebol. Faz piadas com sexo. Parece de carne e osso. Ele é feio como eu sou feio.
Acho muito divertido que alguns dos meus alunos ironizem a "falta de escola do Lula". A maior parte deles jamais passaria num vestibular de verdade. O domínio da língua portuguesa é bem pior que a do presidente - a vantagem desses meus poucos alunos é que eles falam para meia dúzia de bêbados em raves ou nas reuniões familiares. A maior platéia que enfrentaram foi numa apresentação preguiçosa de trabalho na sala de aula. Mesmo nesse ambiente tão pequeno, gaguejam, erram concordância, mentem, ficam corados, atribuem culpa aos outros e contam os minutos para correr tomar uma "ceva" - e quem sabe tirar sarro do presidente inculto e bêbado.
Eles só estão ali, perto de ganhar o diploma que, segundo acreditam, faz tanta falta ao presidente, porque os pais podem pagar a mensalidade (claro que muito dão duro para pagar a faculdade e tal... mas não façamos do exótico a regra).
Além do mais, é uma mentira que governantes precisam de altas qualificações e diplomas.
Foi justamente da Universidade de Kigali, cheia de doutores, que saiu a idéia do genocídio de quase um milhão de pessoas naqueles 90 medonhos dias de 1994, em Ruanda.
Para cargos públicos técnicos e intelectuais, a fada da democracia estatal moderna criou um feitiço chamado "concurso".
Depois, votar no Lula é, também, não votar nos partidos com DNA da ditadura. E nem nos tucanos, cujo maior representante no momento, o sr. Candidato, não gosta de sexo.
Eu não confio em quem não gosta de sexo.
A patricinhada e mauriçada das capitais querem o Alckmin ou qualquer outro cujo discurso faça os senhores e senhoras Topete sonharem com um elevador branquinho e limpo que toca MPB eternamente e que leva ao céu da Opus Dei.
Eu quero um mundo de contradição evidente.
Por isso vou votar no Sapo Barbudo no dia 29.

29 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Eita Victor, e por essas e outras q gosto de vc!!! Posso colocar esse teu texto lá no blog do sindicato? o povo vai gostar.

2/10/06 17:03  
Anonymous Anônimo said...

Você além de ser chato escreve mal. Rimar ética com estética foi horrível!
Volte a trabalhar, professor!

2/10/06 17:09  
Anonymous Anônimo said...

"Eu quero um mundo de contradição evidente", bem poética! Se o Cazuza fosse vivo pediria emprestada!

2/10/06 17:12  
Blogger Escritório de Gestão Integrada said...

Priscilla, perdoe meu arroubo de classemediafobia. Dá tosse e breguice.
Rafa, manda brasa. Se é para bater na direita (se é que isso ainda existe, estamos aí!

2/10/06 17:44  
Anonymous Anônimo said...

Hahaha, Victor!
Agora entendi porque você insiste em dizer que é "alergia"!
Hmmmm... faz bastante sentido! Tá muito perto, né? =)

Beijo

2/10/06 19:17  
Blogger Osny Tavares said...

É com enorme pesar que venho informá-lo que o nobre professor está ficando velho.
Votei no PT nas duas primeiras eleições que participei, e não tenho vergonha de admitir que me sinto um idiota. Acreditei em um discurso ingênio que definia qualquer tucano como ACM e qualquer petista como Betinho. Se a política brasileira fosse um roteiro de novela, e talvez seja, você com certeza o condenaria pelas tipificações rasas propostas pela "esquerda".
Aliás, falar em esquerda e direita no Brasil do século XXI é de um anacronismo espantoso.
mais comentários sobre Lula, cuja imagem não me desperta nenhum preconceito, no www.pracimaeprabaixo.blogspot.com.
PS: "artimanhas explicitadas pela mídia", "ninguém tenha dado o presidente como corrupto até agora". Tenho a impressão de ter lido com alguma constância os argumentos colocados pelo professor.

3/10/06 00:58  
Anonymous Anônimo said...

Eu não consigo mais ver muita diferença entre esquerda e direita (a não ser nas minhas mãos....)
mas o grande problema é que o "povo" não tá acostumado com tanta sujeira exposta, antes tudo era muito bem feito e o PT não sabe fazer canalhices perfeitas. Não venham agora defender a direita, pq eu me nego a votar nela. Me dá asco!!!!

3/10/06 11:08  
Anonymous Anônimo said...

Hmmm...quando vocês falam de "esquerda" e "direita"...ahn...é esquerda de quem tá indo ou de quem tá vindo? Na real eu gostaria que o nosso presidente fosse o Al Gore.

3/10/06 12:31  
Anonymous Anônimo said...

Clap, Clap, Clap, palmas e palmas!
Parabéns Victor!
É isso mesmo, m,elhor o inferno dos Petistas do que o paraíso, de gel no cabelo, dos tucanos.

3/10/06 20:10  
Blogger Escritório de Gestão Integrada said...

Bem, eu apenas tomei uma posição. Fico meio envergonhado por aqueles pretendentes a intelectuais classe média que se fantasiam de Bob Cuspe, fingindo que estão desapontados. Se estão, é por ingenuidade ou hipocrisia. Não sei qual é pior.
Ninguém é bobo. O primeiro mandato do Sapo foi problemático. Mas quem estuda História, Sociologia, Teoria da Comunicação e vota no Alckimin... esse precisa de uma boa enxada e um quintal para carpir.

3/10/06 23:37  
Blogger Escritório de Gestão Integrada said...

Ah, Osny, acho que não tratei de esquerda e direita no meu texto. Falei de representação democrática. Assim, sem rudeza, tenho estudado há algum tempo o "problema" do fim das esquerdas...
Apenas gosto de chamar de "direita" aquilo que me parece tacanho e ultrapassado (e reconheço que boa parte do que é rotulado como "esquerda" merece os mesmos adjetivos). "Direita" só um apelido carinhoso (embora respeite muito algumas pessoas que adotam a tal postura "direitista").

3/10/06 23:42  
Blogger Osny Tavares said...

O seu primeiro comentário parece contraditório com o texto quando discorre sobre o sentimento de desapontamento. Está escrito logo no começo que "queríamos algo mais radical que o oferecido". O único radical brasileiro que conheço é o impopular achocolatado em pó, que foi lançado no governo FHC, inclusive.

4/10/06 00:38  
Blogger Jean-Philip said...

Hum...Victor, sei não, teu texto sobre a escolaridade do Lula tá mais pra eleição de 2002... O jogo agora é outro.

4/10/06 02:53  
Blogger Jean-Philip said...

Ei, não foi o Lula que beijou a mão do Jader Barbalho e subiu no palanque com Newton Cardoso?

4/10/06 02:58  
Anonymous Anônimo said...

"Pretendentes a intelectuais classe média que se fantasiam de Bob Cuspe". O pior são os Bob Cuspes que se fantaism de intelectual classe média. O Palocci, por exemplo...Ah, e arranje outra referência. Citar Bob Cuspe é como citar a Turma do Halley, muito anos 80...

4/10/06 09:38  
Blogger Escritório de Gestão Integrada said...

É, Jean... tristeza.
Mas raciocine comigo: essas eleições foram desastrosas. Collor e Malluf campeões de voto. Afonso Camargo foi, novamente, o mais votado em Ponta Grossa! Radialistas aventureiros voltaram a encher as burras de votos e ainda jogamos o Cabeça de Xuxu no segundo turno!
Por que essa porcaria aconteceu? Porque parte gigantesca dos descontentes com o Lula (descontentes com toda a razão) votou de "brincadeira". Pois votar na Heloísa Helena - com seu discurso católico seringueiro - ou no Cristóvão - com aquele papo anos 50 de que a Educação vai mudar o Mundo - é vestir roupa côr de palha e apresentar o Globo Comunidade.
A verdade é que não temos quadros qualificados para os cargos majoritários. Nem de um lado nem de outro.
Todo mundo, a mídia inclusive, adora ressaltar a beleza monástica do Pedro Simon e do Eduardo Suplicy. Você imagina essas moças governando o país?
O Lula nos envergonha? Às vezes. Mas ainda é a única representação política nacional.

4/10/06 09:55  
Anonymous Anônimo said...

Vitinho, defensor dos fracos e oprimidos. Sempre desconfiei que o governo do Lhulha seria um fiasco. Baseado em quê? Ora, nos quatro anos de governo Péricles em PG Town, do qual você pulou fora antes que a canoa virasse. Lembra? lembra a decepção? Agora, concordo plenamente: Alckmin e seus garotinhos, no way!

4/10/06 10:57  
Blogger Jean-Philip said...

Bom, citar o Suplicy é covardia! Aquele jeito sonso não me engana. Mas ele (ou o Simon, Gabeira, Peres, etc...) governar fica pra imaginação mesmo. O Lula governando tá aí e é uma droga.
Eu concordo com vc sobre a história do diploma. Mas isso é jornal de ontem. O problema do Lula é outro. Falta de caráter e vergonha na cara. E tb concordo com a falta de quadros. Essa campanha foi muito triste. Ao invés de ajudar a escolher o candidato só me desestimulou a votar. Mas é exagero seu acusar os descontentes de votar de “brincadeira”. Parece até a turma do Lula falando em “golpe” por causa do 2° turno. Como se fosse possível um golpe pelas urnas. Acho sensacional que tenha acontecido um segundo turno. O Lula tem que parar com essa soberba, descer do pedestal. Se ele já se acha Jesus Cristo agora imagine como seria se a fatura fosse liquidada no 1° turno...

4/10/06 16:30  
Blogger Jean-Philip said...

Ah, esqueceu do Collor (Jesus, essa foi um absurdo) e do gêmeo cearence, Ciro Gomes. Mas por outro lado: Delfim Netto (pá de grana da Votorantim não adiantou nada), Severino Cavalcanti, Rafael Greca, Iris Simões, Ney Suassuna, Mário Bradock e boa parte da corriola do ACM não conseguiram. Tá, é pouco mesmo, mas ainda assim interessante.

4/10/06 16:44  
Blogger Escritório de Gestão Integrada said...

And The Great Bad Jocelito back to the business!
Mas o cara que ganhou dele, em número de votos na região de PG, é o Marcelo Rangel, cuja atuação política até hoje foi discotecagem em rádio do interior que imita a Jovem Pan.
Nisso você tem que admitir: os partidos mais conservadores são ainda mais fuinhas ao escolher os quadros!
Mas o Greca se elegeu, não se elegeu?

4/10/06 17:48  
Blogger Escritório de Gestão Integrada said...

Falar em Greca, a embolorada Curitiba, cheia de não-me-toques, deu muitos votos aos candidatos da diversidade.
Mauro Moraes e Álvaro, por exemplo, são dois cowboys das urnas.
(quanto ao Álvarro, como diz seu pai, meu colega Emerson Cervi soltou uma boa. Ele escolheu a petista como senadora: "Botox por botox, eu voto na Gleisy").

4/10/06 17:51  
Blogger Alina said...

nhé.

Veja que legal o que coloquei no meu blog!

Sou uma hacker!

5/10/06 02:50  
Blogger Jean-Philip said...

O Greca derrapou mesmo. E o Neivo Beraldin, a "prrrincesa do Álvaro", tb.

5/10/06 03:06  
Blogger Jean-Philip said...

E o Jocelito não desiste...

5/10/06 03:11  
Blogger Jean-Philip said...

Meus votos inusitados: legenda do PV e Gleisy!

5/10/06 03:13  
Anonymous Anônimo said...

Quero um autógrafo do autor do texto! Tiete sim, e daí?

5/10/06 18:00  
Blogger Alina said...

Tirei o espaço para comentários.
Ainda não sei direito o que vai ter por lá.

6/10/06 11:58  
Anonymous Anônimo said...

Oi Victor!
Resolvi me manifestar
entra lá no meu blog.
abrax

9/10/06 12:33  
Blogger Escritório de Gestão Integrada said...

Cassiano, eu não consegui postar no seu blog. A tela fica inteira preta.
Não quer fazer um lay-out mais leve, não?
em compensação, escrevi um texto inteiro no blog.

9/10/06 16:53  

Postar um comentário

<< Home