BOP!

Victor E. Folquening escreve, você lê e diz alguma coisa

Minha foto
Nome:
Local: Curitiba, Paraná, Brazil

Grupo de gestores para soluções estratégicas nas Faculdades Integradas do Brasil

domingo, junho 17, 2007

CORUJANDO O BLOOMSDAY!


O sábado 16, dia que Joyce escolheu para Leopold Bloom, é aniversário de meu pai e, nesse 2007, data em que o curso de Jornalismo da Unibrasil viveu intensamente.

Um outro Leopoldo, acompanhado de seu ex-pupilo e agora colega Marciel, realizou uma linda grafitagem na parede de entrada da Caverna do Plantão (grande trocadilho, não é? Mas não posso roubar. É do professor Clèmerson Clève, presidente da instituição). Ficamos das 9 da manhã às 7 da noite na labuta (na verdade, eu só fiquei olhando e comendo) para dar esse acabamento urbano, rebelde, para a sala que servirá de QG aos jornais-laboratório e ao site que está na agenda do Emerson Saraiva. Mal posso esperar para ver a cara das pessoas quando chegarem para a aula, amanhã, e enfrentarem tinta colorida espalhada até pelo teto. E com um marcante "JORNALISMO" encimando a porta!
Leopoldo Vetorello Neto, 23 anos, grafita desde os 13 anos. Parece convicto de que, em Curitiba, é um dos pioneiros do spray canart, o estilo que no Brasil só chegou em 1997. É dono de um físico miúdo e desenvolto e se veste com blusão e boné, mas está longe do estereótipo de skatista. Passou a tarde ouvindo Chico Buarque, entre outros ecletismos, e não titubeou quando perguntei qual livro gostaria de ganhar como sinal de agradecimento: "Eu adoro o Renascimento". Será difícil achar um que Neto não possua: é estudioso e apaixonado por arte desde a infância no colo do avô-pintor.
O seu parceiro, o Marciel Conrado da Silva, 18 anos, começou no spray há dois anos, quando frequentou uma oficina de Neto no colégio Rosilda, em uma das zonas mais pobres de Piraquara. Marciel se tornou amigo do próprio professor e, por coincidência, conseguiu bolsa parcial para estudar na mesma faculdade, Design na Unibrasil. Ontem eles transformaram um parede branca e "careta" num ato de intervenção urbana. Fico imaginando: isso seria possível em outro ambiente de ensino superior privado? Há dois ou três anos eu levei alguns alunos a empacotar, à moda do Christo, parte de um prédio em outra instituição. Foi lindo. Mas a aventura durou uns dois dias, pois o vestibular estava perto e o ar de "bagunça" parecia não combinar com o marketing.
Felizmente, hoje nós podemos experimentar mais, deixar a criatividade dos alunos fluir e até mesmo "sujar" a ordem com aquilo que a arte faz melhor: provocar.
Ainda pela manhã, o Alex Wolf completou a oficina de voz, majoritariamente frequentada pelo pessoal do Paisagens de Ouvir e do Grutun!. Aí vemos os grupos preparando a leitura de alguns contos. O diretor ficou pasmo com o desempenho de todos, mas especialmente do Cleverson Bravo, Fábio Mandrick e Douglas Santucci (os meninos de verde, preto e azul), os três do Paisagens.

Como parte de um ensaio que chamamos de Marketing de Deslumbramento, a belíssima Priscilla Cesar invade o ensaio do O Santo e a Porca, já na tarde do Bloomsday. A Sheila Fuinha, de calça vermelha, percebeu nossa entrada e disse: "eu já não me espanto. A cada minuto acontece uma coisa estranha por aqui".
Enquanto isso, o Oswaldo Eustáquio Júnior, do quarto período, liderava uma caravana para a aldeia indígena de Piraquara. A turma do sexto período noturno foi designada para cobrir, de todos os ângulos, a entrega dos agasalhos para os aborígenes, frutos da campanha organizada pelos cursos de Letras e Pedagogia. No final da tarde, o Guto, aluno que integrou a empreitada, ligou no meu celular. Aparentemente o resto do grupo fugiu com a indiarada e o deixou sozinho na floresta. Até agora não sei se ele achou a saída.

E, para terminar, essa deliciosa imagem do Ariano Suassuna, o velhinho ali no meio, declamando seus poemas em uníssono com o Grutun! Foi a estréia inter-galáctica do melhor grupo de teatro universitário de todos os tempos no bloco 1 da Unibrasil (uma ambiguidade que serve como arruda contra moléstia, fel e crime). Aconteceu na segunda passada, mas eu ainda não havia postado nada a respeito. O Alex Wolf tem derramado lágrimas emocionadas, tantas que percebo um certo emagrecimento. Espero que ele não leia isso aqui, pois mancharia minha reputação de tirano, mas é uma alegria contar com um professor/diretor tão dedicado e competente.
* Na próxima terça gravamos o Holofote com um astrônomo. O cenário novo deve estar pronto, já que o sábado foi de trabalho para o Rogério e a Mery. Eles aprontavam a enorme cortina preta que vai permitir plongèes, travellings e outros picuás para o programa de TV.
* Também na semana, o Sindicato dos Jornalistas distribui o jornal laboratório Capital da Notícia Infância, capitaneado pelo professor Rafael Schnoeherr e produzido em um final de semana pelos alunos do quinto período.

17 Comments:

Blogger Sheila Gorski said...

"A Sheila Fuinha, de calça vermelha, percebeu nossa entrada e disse: "eu já não me espanto. A cada minuto acontece uma coisa estranha por aqui"."

Corrijo ainda para: A Sheila Fuinha, de calça vermelha, levando um susto...

18/6/07 15:05  
Anonymous Anônimo said...

Victor, muito boa a idéia da grafitagem. Quero ver de perto como ficou!
Abraços

18/6/07 15:20  
Anonymous Anônimo said...

aloha proff!!!! então eu vi hj que estava grafitada já, só que quero ver de perto para dar minha opinião!!!! Só que hoje não dava pra perder muito tempo na facul, porque amanhã tem prova né!!!!! dai temos que estudar lalalaala, amanhã depois da prova a gente desce e vê, quero ver como ficar a caverna por dentro também !!!!!! A tive uma ideia além das carterinhas, mais amanhã te falo !!!! beijos

obs.: seja bonzinho com a prova !!!!!

18/6/07 15:32  
Anonymous Anônimo said...

Oi Victor achei muito boa a idéia da grafitagem...10!e outra coisa que queria comentar contigo foi sobre o capital infância, estava lendo e gostei muito..matérias bem feitas e assuntos bacanas..o tema q parece tão restritro o trabalho infantil rendeu..e o povo mostrou q fez render!Legal parabéns aos alunos do 5 período e ao professor Rafael ! Aliás disse para ele q quando precisar pode usar matérias nossas q acabaram não sendo utilizadas com a professora Elza pois o jornal acabou não sendo publicado!devem estar na rede!
beijos lu

18/6/07 15:46  
Anonymous Anônimo said...

Sheila, meu anjo, temos um problema ontológico: como você poderia dizer "eu já não me espanto" depois de ser espantada? Preciso alterar sua fala para "eu não deveria me assustar, pois..."
Felipe, vamos marcar um papo ainda nesta semana. Quero acertar alguns detalhes sobre as estratégias do próximo semestre.
Gisleine Genoveva, diga logo sua idéia porque eu já estou articulando as carteirinhas. Meu deadline é sempre "ontem". Amanhã, sem falta, depois da prova que vai dizer se você pára ou continua no reality "caverna dos jornalistas".
Luana, querida, vamos fazer um mutirão de matérias disperdiçadas e torná-las produto da mais alta recomendação. Pode buscá-las para mim? As que o Rafael não usar, coloco no site do Cepjor. Como diria o Monty Phython, "Deus vai fazê-los pagar por cada sêmen desperdiçado", pois, "every sperm is sacred, every sperm is good".

19/6/07 00:54  
Blogger Katy Mary said...

Victor, a caverna ficou ótima!
A idéia de decorar o espaço com cartazes de filmes com temas jornalisticos também é boa.

Tenho certeza que dali vão sair grandes pérolas :)

19/6/07 01:12  
Anonymous Anônimo said...

ora professor decida como vc vai me chamar, vou ter uma crise existencial daqui a pouco....
então só li agora, nem deu pra ver a caverna, mas eu vejo ainda essa semana. Pra minha ideia preciso do logo, já concretizaram o nosso santo padroeiro ?
te explico direitinho quando mandar o rg no e-mail !!!!!!
bj

19/6/07 12:36  
Anonymous Anônimo said...

Katy: já começam a sair pérolas hoje - me reunirei com os professores dos jornais laboratório lá. Será o primeiro "evento" da nova fase do Capital da Notícia!
Gisleine, querida: eu não consigo abrir o fora-do-comum. Aparece só um gato e um relógio na tela. Pode mandar o link?
Beijos.

21/6/07 10:36  
Anonymous Anônimo said...

OI PROFESSOR QUE ESTRANHO bom ta ai http://foradocomum.blog.terra.com.br/
aparecendo gatos assim, mais não é gato preto neh? se for por favor devolva perdi o meu hahahahahahahahaha

heim leu meu e-mail ? não me respondeste, beijos

21/6/07 14:26  
Blogger Chappaquá! said...

Olá Professor... só agora pude sapear sua blog, e gostei muito das notícias do curso, sempre achei que mesmo em um ambiente privado pode-se agir com certa liberdade. A imagem de um curso universitário é algo que deve ser trabalhado para que exista identidade, não somente clientes de uma instituição, mas acadêmicos em busca de algo diferente (aliado com a função social e principalmente cientifica). Parabéns! Um dia vou ser seu aluno também. Abraços e vê se aparece!

25/6/07 12:51  
Anonymous Anônimo said...

Lá vai o maior puxa-saquismo de todos os tempos: até hoje me pergunto onde é que eu estava com a caixola pra torrar tanto dinheiro em uma faculdade privada.
E a cada dia que leio suas novidades me convenço que valeu a pena. Só pelas suas aulas.

Continuo sua fã!

Beijão.

25/6/07 17:31  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Tatu! Eu ainda acho que você seria melhor jornalista do que eu. Termine logo a tal MBA e arrumaremos um jeito de encaixar seu tempo!
Alina, vou ganhar de ti no puxa-saquismo: Alinas são tão raras hoje em dia que só a lembrança de ter ajudado na formação de gente como tu já faz o esforço valer a pena.
Beijo.

26/6/07 17:37  
Anonymous Anônimo said...

Victor, eu também quero fazer uma declaração: Graças a você minha vida mudou. Antes eu andava triste e cabisbaixo. Depois que eu te conheci todos os meus complexos acabaram. Agora eu sei que existe alguém mais feio do que eu.
Se eu tivesse gastado todo o dinheiro que precisei para pagar a faculdade na melhor - e mais completa - cirurgia plática, não teria valido tanto a pena!
Obrigado, você é meu herói.

26/6/07 18:28  
Blogger LARISSA BELKIS said...

professor, parabéns pelo seu trabalho na unibrasil, tá fazendo sucesso!!!
fui convidada pra dar uma palestra aí sobre jornalismo de moda, mas ainda não sei se vai rolar.....
bjus

28/6/07 00:42  
Anonymous Anônimo said...

Porco! Você me acha feio? Não me viu... ah, deixa para lá... viu, sim!
Larissa, quem te convidou, aqui?

3/7/07 10:38  
Blogger Cintilante said...

Só assim para matar um pouquinho a saudade que sinto... e vc promete que vai aparecer, ligar, dar qualquer sinal... e eu na esperança de ser verdade!!!! Beijosssss! Adorei seu blog!

30/7/07 16:40  
Anonymous Anônimo said...

Oi, Cintia! Não consigo me livrar de minhas obrigações com o carnê do baú da felicidade. Mas eu vou dar um jeito logo, logo! Que bom que gostou! Venha sempre aqui no blog. Um beijo.

2/8/07 09:32  

Postar um comentário

<< Home